pt PT en EN fr FR de DE it IT es ES
 
 
 
 

Cozinha

Nível: IV
Carga horária: 1680 horas
Duração: 14 meses 

 

O Curso  segue  o  referencial  HRT_002_4:  Cozinha  do  Catálogo  Nacional  de  Qualificações  Profissionais  do  Sistema Nacional de Qualificações e encontra-se organizado em 7 módulos formativos, de maneira a responder a uma filosofia de formação por competências focada no desenvolvimento habilidades e atitudes específicas da futura profissão.

 

OBJECTIVOS

O  curso  de  Cozinha  visa  preparar  profissionais  para  executar  as  actividades  de  cozinha,  em  estabelecimentos  de restauração  e  bebidas,  integrados  ou  não  em  unidades  hoteleiras,  com  vista  a  garantir  um  serviço  de  qualidade  e  a satisfação dos clientes.

 

COMPETÊNCIA GERAL DO PROFISSIONAL DE COZINHA NÍVEL IV

O Cozinheiro é o profissional qualificado para desenvolver os processos de pré-elaboração, preparação, apresentação e conservação  de  qualquer  tipo  de  alimentos  e  definir  ofertas  gastronómicas,  aplicando  autonomamente  as  técnicas adequadas,  conseguindo  a  qualidade  e  os  objectivos  económicos  estabelecidos, respeitando  as  normas  práticas  de segurança e higiene na manipulação de alimentos.



COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  • Definir ofertas gastronómicas simples, realizar o abastecimento e controlar consumos;
  • Pré-elaborar, armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias-primas;
  • Preparar o serviço de cozinha, de forma a possibilitar a confecção das refeições necessárias;
  • Preparar elaborações básicas de múltiplas aplicações e pratos elementares;
  • Confeccionar entradas, sopas, pratos de carne, de peixe, de marisco, de legumes, e outros alimentos, de acordo com receituários e em função da ementa estabelecida;
  • Preparar e apresentar os pratos mais significativos da cozinha cabo-verdiana e internacional;
  • Confeccionar sobremesas de acordo com receituários e em função da ementa estabelecida;
  • Actuar cumprindo as normas de segurança, higiene e protecção ambiental na restauração.

 

PERFIL DE ENTRADA E CONDIÇÕES DE ACESSO

Destina-se a todos os indivíduos que pretendam obter uma qualificação especializada para o  exercício da actividade técnico-profissional no domínio da Restauração, em particular no contexto específico da Cozinha. Poderão aceder ao curso os indivíduos habilitados com o 10º ano.